Recent Posts

Postagens Recentes

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Passo a Passo Iniciante - Parte 2 - Pé na estrada


Você já caminha com relativa facilidade por mais de 40 minutos, não sente dores nas articulações ao terminar sua caminhada, respira com relativa facilidade... pode estar na hora de começar a pensar em correr.


Corra Bino !! É uma cilada !!
A gente nunca sabe quando precisará correr de fato, melhor estar treinado, né não ?!!


Só você poderá definir o melhor momento de começar a correr, a melhor forma é começar gradativamente com 'trotes' curtos, corridas leves. Sinta seu o corpo, respeite seu corpo, aprenda a perceber seus limites e principalmente monitore seus batimentos cardíacos.

É muito importante contar com a ajuda do frequencímetro ou monitor de batimentos cardíacos, com ele você poderá monitorar a quantas anda seu batimento cardíaco a cada passo e se "precaver" em não ultrapassar os limites de segurança. Não brinque com isto o assunto é seríssimo podendo causar um infarto !

Na ausência do aparelho, conte os batimentos cardíacos segurando o pulso ou com os dedos no pescoço, logo abaixo da orelha e conte quantas batidas ele dá em 30 segundos - e multiplique por 2.

Seus batimentos nunca devem ultrapassar os limites de ZONA ALVO conforme indicado na tabela :


O ideal é correr dentro da ZONA ALVO que segundo estudos maximiza o uso de gordura como combustível na atividade física e que melhora consideravelmente seu condicionamento físico.

A tabela acima é genérica, e claro, cada pessoa tem uma condição física diferente. Se preferir seja ainda mais específico, faça uma conta simples, subtraia de 220 a sua idade, do valor que der (que é o valor de sua frequência cardíaca máxima, ou seja quantas batidas seu coração pode suportar por minuto), calcule 70% deste valor e 85% deste valor. Esta é sua faixa alvo para sua idade. O ideal é saber exatamente qual é sua frequência cardíaca máxima, mas para isto, seria necessário se submeter ao Teste Ergoespirométrico, mas se o teste não for possível, use a tabela ou faça a conta para sua total segurança. 

Um teste usado de forma simplória para definir se o ritmo da sua corrida está adequado a sua condição física é durante a corrida conseguir falar esta frase inteira sem tomar ar :
"Eu moro para lá de Paranapiacaba"

Se você não quer parecer um maluco na rua repetindo a cada esquina que Mora para lá de Paranapiacaba... compre um monitor cardíaco... 

Amanhã teremos uma matéria muito... mas muito especial... 
falaremos de um HOMEM DE FERRO !! Não perca !! Amanhã ... cedinho !

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!

Dezim
VG