Recent Posts

Postagens Recentes

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

IRON MAN !! Do sonho a realidade !

Tudo começou com um sonho. Um sonho ousado de se fazer um IRONMAN. Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir a um ou nem sabe o que é um IRONMAN vai uma explicação rápida. Iron é um triathlon onde as distâncias são 3.9km de natação,  180km de bike e 42 km de corrida ininterruptos.



 Investimento em equipamento básico adequado, como já descrido aqui no VG é imprescindível para se ter segurança e desenvolvimento adequado do treinamento durante os dias que se seguem.

Iniciei buscando uma acessoria esportiva para me orientar nessa grande jornada. Aconselho a todos a fazer o mesmo e identifique-se com teu treinador, pois ele será teu companheiro nas horas fáceis e também nas difíceis levando você a superar os teus próprios limites. Bom, assim o fiz e hoje além de treinador tenho um grande amigo chamado ÁLAN SCHMIDT (www.bioecoesportes.com.br), o sempre presente ao meu lado leva também os méritos da conquista. FOCO, DETERMINAÇÃO e FÉ – Palavras que a cada treino saiam da boca de meu treinador e hoje servem como lema para a vida.

Não ache que será fácil por menor que seja tua meta. FOCO, DETERMINAÇÂO e FÉ – isso lhe levará a superar coisas que até mesmo você um dia se surpreenderá. Assim foi comigo.

Piscina usada nos treinamentos que iniciavam as 6h da manhã   
Árduos meses de treinamento se passaram, onde as mais frias madrugadas foram minha companheira de treino. Acordar cedo para cair na piscina, sacrificar hora de almoço para treinar ou voltar mais tarde para casa após o trabalho, fizeram parte dessa minha jornada.

Não me faltou apoio para que continuasse e não desistisse de meu desafio (não que eu faria isso), mas com certeza esse suporte te alavanca e joga sempre para cima. Minha futura esposa sempre me apoiando, mesmo sendo a mais prejudicada pelos treinamentos e ausências nos cafés da manhã ou falta de companhia para saídas aos finais de semana e toda minha família que sempre apoiou e suportou minha decisão.

Treine, foque e siga em frente sem pensar em sair de tua proposta. Vários serão os motivos que podem levar você a desanimar: o dia frio, o cansaço do trabalho, a pessoa que não está na mesma tocada, motivos pessoais, profissionais, enfim listaria inúmeros motivos desanimadores, mas prefiro me voltar aos motivadores como melhora na saúde, condicionamento físico, diversão, amizade sincera conquistada no meio esportivo, saúde e que para mim é o mais motivador de todos – DESAFIO e SUPERAÇÂO.

Numa proposta de você para você não existem outros adversários, não existe contra quem ou para quem, é tudo para você. Se sabotar o treino, a dieta ou o planejado para o dia, estará diretamente sabotando a você mesmo. Isso me motiva e me inspira a treinar mais e buscar mais em qualquer área de minha vida. NUNCA SABOTE A VOCÊ MESMO.

Durante minha trajetória de 8 meses de treinamento muitas foram as vezes que enfrentei motivos para sabotar a mim mesmo ou me levar a desistir, mas o FOCO me voltou rapidamente ao proposto.

Se o começo de cada treino é SEMPRE sofrido, doído, chato, desmotivador, reveja como está fazendo (aí entra a experiência de um grande profissional para te ajudar). Teu treino tem que prazeroso e sempre lhe passar a vontade de querer mais e voltar a fazer no dia seguinte. Começar a treinar é duro e doído, mas ao passar das braçadas, pedaladas ou primeiros passos da corrida tal sensação desaparece e é substituído por alegria e prazer (salvo alguns treinos que realmente judiam da pessoa kkkk).

Passaram-se os meses e a evolução servindo para avaliar o quanto eu melhorei e me superei durante o treinamento. Faltando dois meses para o temido IRONMAN fui atropelado na pista junto com um amigo por uma distraída motorista enquanto pedalávamos. Corpo todo ralado, mão esquerda luxada e bike destruída foi o resultado de tal distração e pressa. No momento do acidente achei que estava tudo perdido e os esforços haviam sido em vão. Após alguns minutos deitado na pista esperando o resgate nos buscar, entre choro de raiva e alegria, notei que não deveria pensar no treino ou muito menos na prova e sim agradecer a Deus por me dar mais uma chance.

Após todos os procedimentos médicos e 18 dias de gancho totalmente afastado do trabalho e treinos, tinha um forte motivo para largar mão de tanto sofrimento e abandonar a prova. Ah eu podia né, afinal havia sido atropelado e não tinha mais bike e nem pude treinar por um tempo. Era mais que merecido abandonar tudo e ninguém falaria nada por eu ter abandonado devido ao acontecido, mas..... sempre tem um mas né.

Sentei sozinho, refleti, conversei com Deus, com meu pai (in memoriam), com amigos, com família, com meu treinador, enfim pessoas e espíritos que me fortaleceriam e me dariam a direção certa a seguir.

Refletido e certo do que eu queria voltei aos treinos após meus 18 dias, capenga, com dor, nadando de luvas cirúrgicas devido a lesão, pedalando no spinning, correndo meia boca quando dava, enfim fui fazendo o que pude em busca de um sonho não muito distante em tempo e já conquistado em pensamento.

Chegado o tão esperado dia da prova, sentia uma paz e uma concentração que me cabia. Sereno e concentrado, visualizando o que enfrentaria nas 11h ou mais de prova que viria pela frente. Dada a largada fui e enfrentei medos, correntes marítimas adversas, problemas mecânicos na bicicleta, frio, dor, SOLIDÃO e tudo mais que apareceria naquele dia, mas nada era maior que minha vontade de vencer, de me superar, de mostrar que eu estava preparado e determinado a romper a linha da chegada.

As horas foram passando e as etapas da prova foram sendo superadas uma a uma e após 11h 35min cheguei ao tão esperado pórtico de chegada e para celebrar tal conquista estavam a minha espera minha família que sempre esteve ao meu lado.

Gratidão a todos e felicidade imensa tomaram conta de mim. O SONHO impossível tornou-se palpável e superado. Podia com orgulho dizer sou um IRONMAN.

A experiência que posso passar a vocês é: DETERMINE-SE, FOQUE, tenha FÉ e não existirão barreiras capazes de te segurar. Quando tuas forças lhe abandonarem tua Fé não o fará. Concentre-se e tudo acabará conforme teu planejamento.


A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação” (Bernardinho)






Alexandre Tabai Coelho Dentista - 36 anos
Maratonista
Triatleta
IronMan
E nas horas vagas é ALECOELHO jogador de PS3  =)








Se isto é o mais perto que conseguiu chegar de ser um IRON MAN,
Nem tudo está perdido ! Perca a ferrugem, mexa a lataria !
Estamos juntos !!

VAMO GORDINHOOOOOO !! VAMO GORDINHAAAA !!!







Se você também tem um história bacana de superação,
envie para nós !! decosta@uol.com.br

Comente com o Facebook:

1 comentários:

Caracaaaa!!!! Que doido, já joguei algumas vezes com vc, já vi alguns posts no OPSForum, nunca imaginei que teria algum contato com um IronMan!!

Alecoelho meus sinceros parabéns por esta conquista, vitória, superação, enfim, são muitos adjetivos e barreiras a se quebrar para ser um IronMan.

Já cheguei a dar a volta da Pampulha de BH, são 18k, estava treinando para a meia maratona de BH, mas tive alguns problemas no ombro, hoje estou voltando, participando ainda das provinhas de 10k, espero muito conseguir participar em Dezembro da volta da Pampulha.

Sou o Charles Randor ou o RandorBR!! =)

Grande Abraço!

Postar um comentário

Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!

Dezim
VG