Recent Posts

Postagens Recentes

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Adidas Springblade transforma você no Papa-Léguas?

Sempre que um novo tênis de corrida é lançado no mercado, os corredores arrumam uma desculpa para comprá-lo. Meu tênis está muito gasto, meu tênis está torto, rasgado, muito sujo, muito velho... bla bla bla.

A verdade é uma só: quando um novo tênis é lançado, todos querem experimentar :)

A bola da vez é o Adidas Springblade! Será que ele é tudo isso que diz ser? Essas placas de “plástico” que levaram 6 anos para serem desenvolvidas vão realmente te fazer correr como o Papa-Léguas?

Uma coisa não se pode negar: o tênis é realmente muito bonito! Não tem como olhar para o tênis e não reparar neste solado totalmente diferente.


Para minha felicidade, o Springblade foi lançado justamente quando eu estava precisando comprar um novo tênis para substituir meu Prophecy que já está com o solado finiiiiiiinho... :)

Minha primeira pergunta foi: Será que vale a pena arriscar?

Na dúvida, a primeira coisa que fiz, foi dar um pulo no youtube para ver se alguém já tinha postado algum vídeo falando a respeito do novo tênis. Encontrei alguns vídeos, mas nenhum tirou minha dúvida. Todos eles falavam apenas que era bonito, vermelho, tinha laminas na sola e era vermelho e bonito, e vermelho, e vermelho... Não me ajudou nem um pouco.

Como dois grandes amigos meus estavam nos Estados Unidos no lançamento do Springblade, resolvi arriscar e pedi que trouxessem um para mim. (Muito obrigado Aguinaldo e Gersio pelo grande quebra galho!)
 


 Já que não encontrei nenhum vídeo que pudesse me ajudar na decisão, resolvi fazer esta análise para ajudar quem estiver em dúvida.

Primeira impressão quando você pega o tênis: Caraca! O solado realmente chama muita atenção! Muito mais do que nas fotos que cansei de ver na internet.

Vale lembrar que devido ao seu solado “diferentão”, não é recomendado correr na terra, areia, ou qualquer outro terreno que não seja “liso” como asfalto, cimento, concreto...

O tênis é bem leve, apenas 360g. Logo reparei que e o tecido é muito fino e da a impressão que se você tropeçar com o tênis ele vai rasgar. Mais tarde você percebe que o tecido é levemente emborrachado, deixando-o mais resistente do que você imagina.

No pé, ele é extremamente confortável! Não é possível sentir nenhuma costura ou qualquer outro incômodo. É como estar de meias :)

Ao vestí-lo e caminhar pela primeira vez, a única impressão que você tem, é que comprou o número errado e que ele acabou ficando grande. A verdade é que o tênis é um pouco mais comprido que o normal e o objetivo é evitar que seus dedos tenham contato com a ponta do tênis. (esta informação foi confirmada pela própria Adidas no momento na compra do tênis)

Ao começar a correr dentro de casa para sentir o solado, você tem um leve desconforto com o solado. Na verdade, é apenas você se acostumando com um novo tênis, da mesma forma que faria com um Mizuno, Asics, Nike ou qualquer outra marca. Pouco depois você já se acostuma.


Qual é a regra quando se compra um tênis novo? Não fazer uma prova longa logo de cara. Não se arrisque com um tênis novo antes de fazer corridas curtas para descobrir se o tênis machuca seu pé de alguma forma. É preciso “amaciar” o tênis antes de utilizá-lo em uma prova de longa duração.

Como diz aquele ditado: “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”

Não aguentei a ansiedade e utilizei o tênis pela primeira vez em uma prova de 9K realizada no centro histórico de São Paulo.
 
Confesso que não senti nenhum super-impulso ao correr com o Springblade. Não; eu não me senti um Papa-léguas ou o Flash.
 
Costumo treinar com o Nike+ narrando meu ritmo a cada quilômetro percorrido, mas nesta prova, não estava nem mesmo ouvindo as informações do aplicativo. Simplesmente corri a prova mantendo um ritmo que sempre corro.
 
A minha surpresa veio ao encerrar a corrida. Ao checar o tempo e ritmo da corrida, percebi que nunca tinha feito um ritmo tão bom! Cheguei a tirar até 1min30seg do meu ritmo normal de corrida.


Sim, como o primeiro teste foi feito em uma prova de rua, parte desse “ganho” no ritmo de corrida se deve ao fato de “correr no bloco”, “junto com a galera”. Acreditava que 50% do ganho fosse do tênis e 50% influência da galera.


Para tirar a dúvida, fiz mais uma corrida de 10k, desta vez um treino sem multidão. E mais uma vez, vi melhora no resultado. Como o ganho não foi tão bom quanto o da corrida teste, acredito que a teoria dos 50% estava certa.

Pelos testes que fiz com o novo tênis, eu diria que SIM, o tênis acaba te dando um certo impulso na corrida, mas não vai te transformar no Usain Bolt :)




Pode até ser que o resultado seja “psicológico”... Posso ter corrido mais, pois eu estava achando que tinha super-molas nos pés.. Poooooooode ser... Mas não deixa de ser um efeito do tênis, certo?


Se vale a pena comprar? Definitivamente SIM!


Até a próxima corrida!







 
Especificações do próprio site da Adidas (www.adidas.com.br)

O Springblade tem um design único que oferece uma nova experiência em performance.
O tênis é o resultado de seis anos de desenvolvimento da equipe de inovação da adidas - AIT.

São 16 lâminas de polímero altamente duráveis e ajustadas geometricamente, com espessuras e angulações para armazenar e liberar o máximo de energia em cada passada.

As lâminas reagem instantaneamente a qualquer superfície, resistem a alterações de temperatura e geram uma grande propulsão quando pressionadas, armazenando e liberando mais energia para a corrida.

É o mais recente exemplo da constante busca da adidas de transformar a maneira de correr com produtos inovadores que desafiam os limites da performance.

Ficha técnica: Peso: 360 g
Pisada: Neutra

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!

Dezim
VG