Recent Posts

Postagens Recentes

Nosso BLOG tem atualizações diárias !

Aqui você vai encontrar pessoas como você, que buscam uma vida mais saúdavel!!

Dicas... Dicas... muitas dicas !

Dicas de Exercícios, Compras, Suplementos e Cuidados com a saúde !

Dicas de Alimentação

Artigos muito interessantes sobre a melhor alimentação, cuidados e dietas

Emagrecer com atividade física adequada

Encontre a atividade física que melhor se encaixa com seu estágio atual

Tudo com muito bom humor

De um jeito simples e descomplicado, prometemos abordar todos assuntos com muito bom humor. Afinal, a gente também quer se divertir !!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Vamos jogar video-game ?


Há um certo preconceito da maioria dos esportístas contra os videogames. È bem verdade que os videogames são comedores vorazes de tempo, que muitas vezes acabam deixando seus apaixonados tão envolvidos que não conseguem pensar em outra coisa. Mas também é verdade que a muito tempo os videogames tem incentivado muitas pessoas a prática da atividade física, senão substituindo os treinamentos e a planilha de treinos, encorporando certa graça numa atividade física complementar.

São inúmeros jogos disponíveis para diversão e atividade física, confira alguns !


UFC Personal Trainer



Jogos de Dança

As séries Just Dance, Dance Central lançaram no mercado nos últimos anos mais de uma dezena de jogos de dança, assim como MICHAEL JACKSON EXPERIENCE  que fazem a cabeça da crianças e de muitas de suas mães.



Zumba Fitness





Move Fitness para PS3



Adidas inovou, criando um jogo para console que promete ser seu MELHOR TREINADOR !

MICOACH
 
 
Há um infinidade de jogos, procure em lojas especializadas de games.





O Assunto tá tão em alta que haverá deste fim de semana até dia 08 de setembro a 1ºVIDEOGAME FITNESS SHOW, uma feira que promete mostrar além de muitos jogos de atividade física, aparelhos como uma bicicleta hergométrica que é ligada a um console de videogame, interessante !! Segundo a diretora do Sesc-MS, Regina Ferro, “Os novos videogames com reconhecimento de movimento estão sendo usados em alguns lugares do mundo para reabilitação muscular de idosos e também de acidentados. Eles também podem ser o caminho para fazer crianças e adultos a saírem do sedentarismo de uma forma divertida; sempre com a orientação de um profissional de educação física”
 
1° Videogame Fitness Show
Data: 31/08 a 08/09 de 2013
Hora: 14h às 20h
Local: Norte Sul Plaza (Campo Grande - MS)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Gente como a Gente: Dezim após 100 dias

A exatos 100 dias levantei do sofá com alguma dificuldade fui até a cozinha, preocupado com minha situação: Obeso Grau II, Sedentário, Hipertenso e com dores nos pés, pernas, costas e me sentindo absolutamente cansado pensei... Vou morrer !



Incomodado planejei... a semana que vem quero caminhar 1km.... Pow... Semana que vem ??  Não !! Eu vou agora !! Se eu continuar sentado vou ficar cada vez mas gordo e com mais dores...

Fiquei feliz demais porque consegui caminhar por 30 minutos e andei bem mais que o quilometro planejado. Ainda assim, sonhava em voltar a correr como a anos atrás... lembrando da felicidade extrema em cruzar a linha de chegada e ver meus filhos e esposa me esperando, depois de mais de 1 hora correndo sem parar... mas isto era algo muito longe de acontecer, eu estava acabado !!
 


Só que não !  Eu tinha duas opções: voltar para sofá... voltar para o asfalto !

Ninguém começa correndo 10km ! Há todo um preparo e treinos diários, um comprometimento para conseguir enfim chegar nos 10km correndo... e eu achava que estava muito longe disto.

FAÇA UMA PLANILHA DE TREINO

Resolvi fazer um planejamento, estipulei 3 a 4 atividades fisicas por semana, a cada uma eu dava uma pontuação : Andar 3km  (30pontos)... no outro dia descanso... no outro Andar 5km(50pontos)... no outro descanso... no outro Andar 3km... e assim fiz nas 3 primeiras semanas. Somando pontos...

ESTIPULE PREMIAÇÕES

Se eu conseguisse cumprir com 85% do planejado(dos pontos) : Ganharia um almoço na churrascaria
Se eu conseguisse caminhar 60km nas 3 semanas : Compraria um tênis novo
Emagrecer em 3 semanas para 102 kgs (Doce ilusão) um jogo novo kkkkk

ANOTE SEUS DADOS E AVALIE SEUS RESULTADOS

Anotei desde o ínicio, peso, altura, data, circunferência abdominal e fui sempre acompanhando semanalmente a evolução. Anotando as atividades da semana x Resultados.

CUIDADO COM METAS DIFÍCEIS DEMAIS

Consegui cumprir apenas com 64% do planejado, não emagreci o que achava que iria emagrecer, e não consegui caminhar toda distância que planejei... Acho que super estipulei as metas, acabei me empolgando e queria fazer coisas com 3 semanas muito difíceis para quem havia acabado de decidir sair do sofá.

FAÇA METAS CURTAS, não adianta planejar correr uma maratona em Paris se você mal consegue correr 1km !! Planeje antes correr 5km, depois 7km... 10km... e va avançando.

Se inscreva em provas de rua que estejam próximas de suas condições, ver outras pessoas correndo, se esforçando, atrai motivação extra !!



PERSEVERANÇA

Mas nem tudo são notícias ruins... com o tempo fui vendo as caminhadas de 3km virarem 5km... 6... 8km... e virarem 3km correndo... 4km... 5km... o dia que corri 5km novamente me emocionei...

E numa corrida de 8km nascia o BLOG VAMO GORDINHO:

Leia sobre isto aqui : http://www.vamogordinho.com.br/2013/07/vaaaaaaaaamo-gordinho.html


CONTE COM OS AMIGOS

È muito importante ter contato com pessoas que estão na mesma VIBE, mesma sintonia que você. Aqui no VG podemos estreitar nossos laços, buscar ajuda mútua. Uma boa forma disto é nos seguir no facebook e instagram (@vamogordinho) 


VALORIZE SUAS CONQUISTAS
Hoje, após 100 dias, me julgo bem longe dos meus objetivos ainda ... mas ...

  • Já corro 10km mesmo com tempo muito lento ...até ensaiei um triatlon no mesmo dia treinando corrida, natação e bicicleta

  • Tenho infinita disposição se comparado a 100 dias atrás...

  • Procupação com Alimentação : mesmo eu não fazendo uma dieta restritiva, automaticamente tenho me preocupado muito mais com o que eu como... eu sei quanto tempo de esteira é necessário para queimar as calorias de um sonho de valsa kkkkkkk

  • Perdi Circunferência Abdominal suficiente para necessitar de cinta em todas minhas calças (risos)

Mas eliminei apenas 8kgs (esperava pelo menos o dobro) e há algumas semanas meu peso estacionou e me forçou a me "reprogramar" e rever todos meus treinos... mas isto é assunto para outro dia !

Minhas próximas metas são:

  1. Correr 15km 
  2. Correr 21km
  3. Eliminar + 8kgs

Nos vemos daqui 100 dias !!

E você ? Vai ficar parado ai ??!  Vamo gordinho !! Vamo Gordinha !!



Márcio Atalla comenta o relatório do IBGE divulgado ontém sobre a "Obesidade e a falta de atividade física dos brasileiros".



terça-feira, 27 de agosto de 2013

Já conhece o Nike+ (Plus) ?

Você pode estar iniciando suas caminhadas ou começando a correr. Não importa o seu nível. Mais cedo ou mais tarde, você vai precisar controlar a sua quilometragem.



O Nike+ é um aplicativo que vai te ajudar a controlar todos os dados de suas caminhadas/corridas. O aplicativo é gratuito e está disponível para iPhone/iPod e dispositivos Android.
 
Configure sua altura, peso, sexo e estará pronto para correr! De forma simples, você inicia o aplicativo, corre e depois verifica todas as informações da corrida:
- Tempo (total e parciais a cada quilômetro);
- Calorias queimadas;
- Ritmo (total, parcial de cada quilometro, mais rápido e mais lento);
- Mapa da corrida (quando utilizado o GPS do iPhone)
 
As informações listadas acima são apenas as básicas que todo corredor precisa! Mas o mais legal fica por conta das demais funcionalidades, principalmente a integração com o Facebook! Afinal de contas, de que adianta correr se você não pode contar para todos os outros gordinhos sobre sua performance? :)
 
Ao final da sua corrida, o aplicativo pode publicar automaticamente em seu perfil todo o seu desempenho, incluindo até mesmo o mapeamento do seu percurso quando utilizado o GPS do iPhone. (tudo isso com sua devida autorização)
 
“Mas eu corro na esteira! Ele funciona também?” SIM! Ao iniciar sua corrida, você tem quatro opções:






 
 



 
1) Local: Ambiente Externo ou Ambiente Fechado (esteira)
Em ambiente externo, o iPhone utiliza o GPS para calcular a distância percorrida e mapear o percurso.

Já no ambiente fechado, o cálculo de distância fica por conta dos acelerômetros do iPhone/iPad. O aplicativo leva em consideração sua altura para calcular a distância percorrida a cada passo. Para isto, o iPhone/iPod precisa estar preso ao seu corpo, então é recomendado utilizar um suporte de iPhone para carregá-lo no braço. Não vai ser nada confortável ficar carregando o iPhone na mão por 5, 10, 21, 42Km, não é? (Tem gente aqui no Blog que faz isso...)
 
Nas primeiras corridas você pode ter uma quilometragem pouco confiável, mas após algumas calibrações, os dados ficam mais precisos.
 
Para calibrar o aplicativo é facil:
- Faça uma corrida de pelo menos 1km em alguma pista onde você possa confirmar a distância percorrida (ou uma boa esteira com valores confiáveis);
- O percurso deve ser plano e você deve correr em um ritmo constante;
- Finalize a corrida e então verifique a distância marcada pelo aplicativo;
- Caso a distância calculada pelo aplicativo seja muito diferente do real marcado na pista, utilize o botão “Editar corrida” localizado no canto superior direito para definir a distância correta. (o botão lembra um velocímetro)
- Nas próximas corridas você já terá dados mais precisos :)
- Se o botão de calibração não aparecer, é porque a sua corrida não pode ser utilizada. Voce pode ter corrido menos de 1Km, ou então não manteve um ritmo constante. (Ocorre muito raramente)

 
2) Música: Aqui você pode escolher as músicas que vai ouvir durante a corrida. Pode ser uma lista de reprodução, apenas um artista ou até mesmo músicas aleatórias. Se, assim como eu, você prefere correr sem música, esta opção também está disponível.
 

3) Orientação: Durante a corrida, você pode verificar na tela do iPhone a distância percorrida, tempo, calorias. etc. E como o iPhone vai preso ao seu braço, você pode optar por utilizar no braço esquerdo e direito. Para os dados não ficarem de ponta-cabeça no seu braço, você utiliza esta configuração para achar a posição mais confortável.
 
4) Receber incentivos: Ativando esta opção, ao iniciar uma corrida, o aplicativo publicará no seu perfil do Facebook um aviso que você começou a correr. Se você estiver correndo e ouvir uma torcida gritando e aplaudindo, significa que algum amigo curtir o seu status no facecbook.
 
“O aplicativo só faz isso?” Está insatisfeito ainda? Calma que tem mais!
 
Não é necessário ficar olhando para a tela o tempo todo para checar sua distância ou tempo. Durante a corrida, a cada quilômetro percorrido, uma voz ditará seus dados acumulados: distancia percorrida, tempo total e ritmo médio.
 
Você ainda pode comparar o seu desempenho com os seus amigos do Facebook que também utilizam o aplicativo. É possível acompanhar um ranking semanal e mensal de distância percorrida! Isso acaba gerando certa competição entre vocês, o que não deixa de ser um incentivo, não é mesmo? Mas tome cuidado e utilize este incentivo ao seu favor! É melhor ser o último do ranking do que abusar dos seus joelhos!
 

Outra forma bem legal de incentivar a galera é criando desafios! Você determina uma distância, uma quantidade de dias e envia o convite para os seus amigos. O primeiro a cobrir a distância determinada dentro do tempo determinado fatura o desafio!


 
Você ainda pode fazer uma coleção de troféus conforme for cumprindo os objetivos do aplicativo.
 

E conforme vai aumentando sua quilometragem, vai subindo de nível.


O aplicativo ainda faz um controle de:
- Qual foi sua corrida mais longa (maior distancia)
- Corrida mais demorada (maior tempo)
- Qual foi o seu quilômetro mais rápido
- Sua milha mais rápida (1,61Km)
- Seus 5K mais rápidos
- 10K mais rápidos


E utiliza todos estes dados como forma de incentivo. Antes de iniciar uma corrida, ele pode sugerir que você tente bater o seu recorde de 5K mais rápidos, ou corrida mais longa...
 
Todas as suas corridas são sincronizadas com o servidor da Nike! Portanto você pode acessar o site nikeplus.nike.com e verificar todas as informações de suas corridas.





Já esta correndo? Baixe o aplicativo e utilize-o a seu favor!

Ainda não corre? Então saia da Internet, tire essa sua bunda da cadeira e vá se exercitar!

Até a próxima corrida!













Marcio Atalla falou hoje na CBN sobre atividade física para crianças !! Só 3minutos !

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Lanches no Esporte


Hummmm...e quem não curte um lanchinho no meio ou no final do dia?

 
 
 
Fáceis de preparar e com infinitas variações, os lanches são ótimas preparações tanto para o preparo quanto para a recuperação nutricional. São ricos em carboidratos, presentes no pão, proteínas, que são encontradas nos queijos e frios magros, e podem ainda fornecer vitaminas e minerais, provenientes de legumes e verduras, como os tradicionais alface e tomate. Além disso, consumir um sanduíche pode ser uma opção rápida, prática e saborosa.

Os lanches que antecedem os treinos devem ser ricos em carboidratos, que fornecerem energia para o músculo. Para este momento os lanches menos elaborados, com pães simples e pouco recheados, são as melhores opções, pois tornam-se fontes rápidas de energia sem aumentar consideravelmente o trabalho digestivo. Neste momento a prioridade do fluxo sanguíneo é o trabalho muscular, e quanto menor o trabalho digestivo, melhor!
 
 
PARA ANTES DO TREINO

Sugestão 1: Sanduíche de queijo e mel (181 CAL)
2 fatias de pão de forma
1 fatia de queijo minas
1 colher sobremesa mel

Sugestão 2: Bisnaguinha com requeijão (162 CAL)
2 bisnaguinhas
1 colher de sopa de requeijão light

Sugestão 3: Sanduíche de queijo cottage (150 CAL)
2 fatias de pão de forma
1 colher de sopa de queijo cottage

Sugestão 4: Sanduíche de queijo e geléia (183 CAL)
2 fatias de pão de forma sem casca
1 fatia de queijo minas
1 colher de geléia de morango


PARA APÓS O TREINO

Os lanches consumidos após os treinos devem possuir carboidrato, para repor a energia perdida e refazer os estoques musculares, e também proteína, para reparar as fibras musculares estimuladas durante o exercício. É interessante continuar controlando o teor de gordura, podendo-se ainda oferecer qualidade através da ingestão de vitaminas, minerais e fibras.

Sugestão 1: Sanduíche de Frango com requeijão light (242 cal)
2 fatias de pão de iogurte
2 colheres de sopa de frango desfiado
1 colher de sopa de requeijão light
Cenoura ralada
Alface picada

Sugestão 2: Sanduíche de rosbeef com mussarela light (274 cal)
1 pão ciabata médio
3 fatias de rosbeef
2 fatias de mussarela light
Alface americana rasgada

Sugestão 3: Sanduíche de queijo com tomate (279 cal)
2 fatias de pão de glúten
1 fatia de queijo minas
2 rodelas de tomate
Pitadas de orégano

Sugestão 4: Sanduíche de atum e agrião (308 cal)
2 fatias de pão preto
1 colher de sopa de requeijão light
½ lata de atum (em água NÃO EM ÓLEO)
Folhas de agrião

Sugestão 5: Sanduíche de peito peru com queijo (265 cal)
2 fatias de pão integral
4 fatias de peito de peru
1 fatia de queijo minas

Sugestão 6: Sanduíche de três queijos (342 cal)
2 fatias de pão de linhaça
1 fatia de queijo minas
2 fatias de queijo mussarela light
½ colher de sopa de requeijão light

 
 
 
 
 
Márcio Atalla dá dicas na CBN todos os dias às 7:30h. A dica de hoje é para quem pratica atividade física e mesmo asism não perde peso !! São só 3 minutinhos !! Ouça !!
 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Adidas Springblade transforma você no Papa-Léguas?

Sempre que um novo tênis de corrida é lançado no mercado, os corredores arrumam uma desculpa para comprá-lo. Meu tênis está muito gasto, meu tênis está torto, rasgado, muito sujo, muito velho... bla bla bla.

A verdade é uma só: quando um novo tênis é lançado, todos querem experimentar :)

A bola da vez é o Adidas Springblade! Será que ele é tudo isso que diz ser? Essas placas de “plástico” que levaram 6 anos para serem desenvolvidas vão realmente te fazer correr como o Papa-Léguas?

Uma coisa não se pode negar: o tênis é realmente muito bonito! Não tem como olhar para o tênis e não reparar neste solado totalmente diferente.


Para minha felicidade, o Springblade foi lançado justamente quando eu estava precisando comprar um novo tênis para substituir meu Prophecy que já está com o solado finiiiiiiinho... :)

Minha primeira pergunta foi: Será que vale a pena arriscar?

Na dúvida, a primeira coisa que fiz, foi dar um pulo no youtube para ver se alguém já tinha postado algum vídeo falando a respeito do novo tênis. Encontrei alguns vídeos, mas nenhum tirou minha dúvida. Todos eles falavam apenas que era bonito, vermelho, tinha laminas na sola e era vermelho e bonito, e vermelho, e vermelho... Não me ajudou nem um pouco.

Como dois grandes amigos meus estavam nos Estados Unidos no lançamento do Springblade, resolvi arriscar e pedi que trouxessem um para mim. (Muito obrigado Aguinaldo e Gersio pelo grande quebra galho!)
 


 Já que não encontrei nenhum vídeo que pudesse me ajudar na decisão, resolvi fazer esta análise para ajudar quem estiver em dúvida.

Primeira impressão quando você pega o tênis: Caraca! O solado realmente chama muita atenção! Muito mais do que nas fotos que cansei de ver na internet.

Vale lembrar que devido ao seu solado “diferentão”, não é recomendado correr na terra, areia, ou qualquer outro terreno que não seja “liso” como asfalto, cimento, concreto...

O tênis é bem leve, apenas 360g. Logo reparei que e o tecido é muito fino e da a impressão que se você tropeçar com o tênis ele vai rasgar. Mais tarde você percebe que o tecido é levemente emborrachado, deixando-o mais resistente do que você imagina.

No pé, ele é extremamente confortável! Não é possível sentir nenhuma costura ou qualquer outro incômodo. É como estar de meias :)

Ao vestí-lo e caminhar pela primeira vez, a única impressão que você tem, é que comprou o número errado e que ele acabou ficando grande. A verdade é que o tênis é um pouco mais comprido que o normal e o objetivo é evitar que seus dedos tenham contato com a ponta do tênis. (esta informação foi confirmada pela própria Adidas no momento na compra do tênis)

Ao começar a correr dentro de casa para sentir o solado, você tem um leve desconforto com o solado. Na verdade, é apenas você se acostumando com um novo tênis, da mesma forma que faria com um Mizuno, Asics, Nike ou qualquer outra marca. Pouco depois você já se acostuma.


Qual é a regra quando se compra um tênis novo? Não fazer uma prova longa logo de cara. Não se arrisque com um tênis novo antes de fazer corridas curtas para descobrir se o tênis machuca seu pé de alguma forma. É preciso “amaciar” o tênis antes de utilizá-lo em uma prova de longa duração.

Como diz aquele ditado: “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”

Não aguentei a ansiedade e utilizei o tênis pela primeira vez em uma prova de 9K realizada no centro histórico de São Paulo.
 
Confesso que não senti nenhum super-impulso ao correr com o Springblade. Não; eu não me senti um Papa-léguas ou o Flash.
 
Costumo treinar com o Nike+ narrando meu ritmo a cada quilômetro percorrido, mas nesta prova, não estava nem mesmo ouvindo as informações do aplicativo. Simplesmente corri a prova mantendo um ritmo que sempre corro.
 
A minha surpresa veio ao encerrar a corrida. Ao checar o tempo e ritmo da corrida, percebi que nunca tinha feito um ritmo tão bom! Cheguei a tirar até 1min30seg do meu ritmo normal de corrida.


Sim, como o primeiro teste foi feito em uma prova de rua, parte desse “ganho” no ritmo de corrida se deve ao fato de “correr no bloco”, “junto com a galera”. Acreditava que 50% do ganho fosse do tênis e 50% influência da galera.


Para tirar a dúvida, fiz mais uma corrida de 10k, desta vez um treino sem multidão. E mais uma vez, vi melhora no resultado. Como o ganho não foi tão bom quanto o da corrida teste, acredito que a teoria dos 50% estava certa.

Pelos testes que fiz com o novo tênis, eu diria que SIM, o tênis acaba te dando um certo impulso na corrida, mas não vai te transformar no Usain Bolt :)




Pode até ser que o resultado seja “psicológico”... Posso ter corrido mais, pois eu estava achando que tinha super-molas nos pés.. Poooooooode ser... Mas não deixa de ser um efeito do tênis, certo?


Se vale a pena comprar? Definitivamente SIM!


Até a próxima corrida!







 
Especificações do próprio site da Adidas (www.adidas.com.br)

O Springblade tem um design único que oferece uma nova experiência em performance.
O tênis é o resultado de seis anos de desenvolvimento da equipe de inovação da adidas - AIT.

São 16 lâminas de polímero altamente duráveis e ajustadas geometricamente, com espessuras e angulações para armazenar e liberar o máximo de energia em cada passada.

As lâminas reagem instantaneamente a qualquer superfície, resistem a alterações de temperatura e geram uma grande propulsão quando pressionadas, armazenando e liberando mais energia para a corrida.

É o mais recente exemplo da constante busca da adidas de transformar a maneira de correr com produtos inovadores que desafiam os limites da performance.

Ficha técnica: Peso: 360 g
Pisada: Neutra