Sempre que um novo tênis de corrida é lançado no mercado, os corredores arrumam uma desculpa para comprá-lo. Meu tênis está muito gasto, meu tênis está torto, rasgado, muito sujo, muito velho... bla bla bla.
A verdade é uma só: quando um novo tênis é lançado, todos querem experimentar :)
A bola da vez é o Adidas Springblade! Será que ele é tudo isso que diz ser? Essas placas de “plástico” que levaram 6 anos para serem desenvolvidas vão realmente te fazer correr como o Papa-Léguas?
Para minha felicidade, o Springblade foi lançado justamente quando eu estava precisando comprar um novo tênis para substituir meu Prophecy que já está com o solado finiiiiiiinho... :)
Minha primeira pergunta foi: Será que vale a pena arriscar?
Na dúvida, a primeira coisa que fiz, foi dar um pulo no youtube para ver se alguém já tinha postado algum vídeo falando a respeito do novo tênis. Encontrei alguns vídeos, mas nenhum tirou minha dúvida. Todos eles falavam apenas que era bonito, vermelho, tinha laminas na sola e era vermelho e bonito, e vermelho, e vermelho... Não me ajudou nem um pouco.
Como dois grandes amigos meus estavam nos Estados Unidos no lançamento do Springblade, resolvi arriscar e pedi que trouxessem um para mim. (Muito obrigado Aguinaldo e Gersio pelo grande quebra galho!)
Primeira impressão quando você pega o tênis: Caraca! O solado realmente chama muita atenção! Muito mais do que nas fotos que cansei de ver na internet.
Vale lembrar que devido ao seu solado “diferentão”, não é recomendado correr na terra, areia, ou qualquer outro terreno que não seja “liso” como asfalto, cimento, concreto...
O tênis é bem leve, apenas 360g. Logo reparei que e o tecido é muito fino e da a impressão que se você tropeçar com o tênis ele vai rasgar. Mais tarde você percebe que o tecido é levemente emborrachado, deixando-o mais resistente do que você imagina.
No pé, ele é extremamente confortável! Não é possível sentir nenhuma costura ou qualquer outro incômodo. É como estar de meias :)
Ao vestí-lo e caminhar pela primeira vez, a única impressão que você tem, é que comprou o número errado e que ele acabou ficando grande. A verdade é que o tênis é um pouco mais comprido que o normal e o objetivo é evitar que seus dedos tenham contato com a ponta do tênis. (esta informação foi confirmada pela própria Adidas no momento na compra do tênis)
Ao começar a correr dentro de casa para sentir o solado, você tem um leve desconforto com o solado. Na verdade, é apenas você se acostumando com um novo tênis, da mesma forma que faria com um Mizuno, Asics, Nike ou qualquer outra marca. Pouco depois você já se acostuma.
Qual é a regra quando se compra um tênis novo? Não fazer uma prova longa logo de cara. Não se arrisque com um tênis novo antes de fazer corridas curtas para descobrir se o tênis machuca seu pé de alguma forma. É preciso “amaciar” o tênis antes de utilizá-lo em uma prova de longa duração.
Como diz aquele ditado: “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”
Não aguentei a ansiedade e utilizei o tênis pela primeira vez em uma prova de 9K realizada no centro histórico de São Paulo.
Confesso que não senti nenhum super-impulso ao correr com o Springblade. Não; eu não me senti um Papa-léguas ou o Flash.
Costumo treinar com o Nike+ narrando meu ritmo a cada quilômetro percorrido, mas nesta prova, não estava nem mesmo ouvindo as informações do aplicativo. Simplesmente corri a prova mantendo um ritmo que sempre corro.
A minha surpresa veio ao encerrar a corrida. Ao checar o tempo e ritmo da corrida, percebi que nunca tinha feito um ritmo tão bom! Cheguei a tirar até 1min30seg do meu ritmo normal de corrida.
Sim, como o primeiro teste foi feito em uma prova de rua, parte desse “ganho” no ritmo de corrida se deve ao fato de “correr no bloco”, “junto com a galera”. Acreditava que 50% do ganho fosse do tênis e 50% influência da galera.
Para tirar a dúvida, fiz mais uma corrida de 10k, desta vez um treino sem multidão. E mais uma vez, vi melhora no resultado. Como o ganho não foi tão bom quanto o da corrida teste, acredito que a teoria dos 50% estava certa.
Pelos testes que fiz com o novo tênis, eu diria que SIM, o tênis acaba te dando um certo impulso na corrida, mas não vai te transformar no Usain Bolt :)
Pode até ser que o resultado seja “psicológico”... Posso ter corrido mais, pois eu estava achando que tinha super-molas nos pés.. Poooooooode ser... Mas não deixa de ser um efeito do tênis, certo?
Se vale a pena comprar? Definitivamente SIM!
Até a próxima corrida!
O Springblade tem um design único que oferece uma nova experiência em performance.
O tênis é o resultado de seis anos de desenvolvimento da equipe de inovação da adidas - AIT.
São 16 lâminas de polímero altamente duráveis e ajustadas geometricamente, com espessuras e angulações para armazenar e liberar o máximo de energia em cada passada.
As lâminas reagem instantaneamente a qualquer superfície, resistem a alterações de temperatura e geram uma grande propulsão quando pressionadas, armazenando e liberando mais energia para a corrida.
É o mais recente exemplo da constante busca da adidas de transformar a maneira de correr com produtos inovadores que desafiam os limites da performance.
Ficha técnica: Peso: 360 g
Pisada: Neutra
0 comentários:
Postar um comentário
Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!
Dezim
VG