Recent Posts

Postagens Recentes

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Triathlon não é só diversão!


Por Guilherme Baron
 
Quando entrei no mundo da corrida, 3 anos atrás. Já tinha lá dentro aquele sentimento do que queria passar. Queria correr uma Maratona. Queria fazer um Ironman. Lógico, eu queria passar por todas essas “super” provas onde a gente vê o pessoal se mantendo concentrado durante horas e horas a fio, correndo atrás de um sonho, de um objetivo. Comigo não foi diferente mas não podia compartilhar isso ainda pois era algo muito distante para alguém que sequer conseguia trotar por 2000 metros! Naquela época, essas palavras eram realmente apenas sonhos distantes.
Depois que começamos a nos exercitar, a correr, os sonhos deixam de ser sonhos e passam a estar a apenas uma sequência de treinos e um punhado de dedicação. Quanto maior os seus treinos e a sua dedicação, mais rápido e mais preparado você estará para as competições. Pular etapas é algo perigoso e complicado e ao longo dos anos eu aprendi que correr um Short Triathlon é importante para fazer um Olímpico e consequentemente este é muito bom de fazer antes de um Meio Iron. Assim como correr 10kms e algumas Meias te dará uma boa base do que esperar em uma Maratona. Depois da primeira vez que trotei os 2200m ao redor do lago pequeno do Parque Barigui, em Curitiba, tinha certeza que algum dia iria fazer o Ironman. Lógico, não sabia quando aconteceria.


Meia Maratona de Florianópolis em 2012. 1:40 hora e pace de 4:45min/km

O fato é que depois de vencer meus primeiros 10kms em 2010, minha primeira Meia Maratona em Março/2011 e minha primeira Maratona em Novembro/2011, via que era hora de atacar o triathlon. Afinal de contas, eu nadei durante muito tempo quando era adolescente e pedalar é algo que sempre gostei e já havia comprado uma bicicleta do tipo Speed para poder encarar as provas por volta de Junho/2011. Já vinha dando minhas ensaiadas nos treinos de triathlon durante o ano de 2011. Nadava na hora do almoço, 2x por semana e pedalava nos finais de semana na estrada, correndo de cerca de 3x por semana. O que faltava apenas era me inscrever nas provas e começar a correr atrás destes desafios diferentes! O segundo semestre de 2011 passou rápido e após terminar a Maratona em Novembro, sabia que faria o Triathlon de Longa Distância em Caiobá/PR em Abril/2012. Era tudo uma questão de dedicação e treinos. Teria 6 meses para treinar para aquela prova e mesmo nunca tendo participado de uma, tinha me programado para fazer pelo menos 2 ou 3 Shorts antes do Long Distance.

Para aqueles que não sabem, o Long Distance (ou Triathlon de Longa Distancia) é exatamente um Meio Ironman. 1800m de Natação, 90km de Ciclismo e 21km de Corrida. Profissionais terminam esta prova na casa das 4 horas. Eu, com toda minha experiência, pretendia no mínimo terminá-la, sem sequer imaginar algum tempo para isso. Uma programação de longo prazo envolvendo treinos e competições deve também levar em consideração que podem acontecer acidentes de percurso. Quem não vive do esporte e tem família, tem que saber administrar a expectativa familiar versus os seus treinos e também levar em consideração acordar as 4:30 para poder treinar e estar trabalhando as 8:30 da manhã. Festas, eventos e outros encontros acabam ficando restritos pois com certeza por volta das 22 horas você fica um bagaço e vai estar dormindo. Além disso, lembro de várias vezes acordar no meio da noite para comer, com uma fome animal (engana-se quem pensa que Bariátrico não sente fome) já que o metabolismo está muito acelerado então o negócio era levantar da cama, comer um pão com geleia e voltar a dormir.

 

Em minha cabeça, tinha o seguinte cronograma até a prova:

- 1 Short Triathlon em Guaratuba em Dezembro;
- 1 Travessia de 1500m em Caiobá (exatamente na praia onde seria o Long) em Janeiro;
- 1 Short Triathlon em Guaratuba em Fevereiro;
- 1 Sesc Triathlon (Short) em Março;
- 1 Meia Maratona de Florianópolis em Março;
- 1 Long Distance em Abril.

Bom, lógico que no papel tudo funciona. Na realidade foi outra história:

- Short de Dezembro abortado pois não consegui fazer nada por 3 semanas depois da Maratona em Novembro;
- Travessia de 1500m em Janeiro, feita show de bola!!!! Condições do mar adversas, bem batido e mesmo assim foram 22 minutos nos 1500m. Muito bom;
- Short de Fevereiro acabou virando Duathlon por problemas na natação (aguas-vivas invadiram o litoral paranaense);
- Sesc Triathlon em Março acabou substituído pela Meia Maratona de Paris (ganhei uma promoção, mas isso fica para outro post);
- Meia Maratona de Floripa saiu para 1:40 hora. Meu melhor tempo em Meia Maratona até hoje. Dia perfeito, corrida perfeita;


Chegada, com meu grande amigo Romulo, do Short que virou Duathlon em Guaratuba

Foram meses e meses de treinos. 7 dias por semana dedicados exclusivamente aos treinos. Entretanto final de Janeiro/2012 troquei de emprego e passei a viver na ponte aérea Curitiba -> São Paulo durante a semana e isso prejudicou bastante meus treinos (principalmente Natação e Ciclismo). Tive que arranjar uma academia com piscina em São Paulo e passar a fazer Spinning também. Se por um lado, a distância com a família era um motivo a mais para passar 2 ou 3 horas na academia durante a semana. Por outro, a mesma distância em alguns momentos trazia a depressão do quarto do hotel à tona e fazia com que um dia de treino se perdesse, quando ficava no quarto do hotel sem forças para encarar uma noite de treinos. Se retornava para Curitiba na quinta à noite, sexta era natação as 5:00 da manhã na antiga academia que fazia. Sábado cedo, mesmo ficando longe de casa a semana toda, era dia de sair para treinar por 4 horas pelo menos. Três horas de pedal e mais uma hora de corrida logo em seguida. Saía de casa as 6 da manhã e retornava perto do almoço. Lógico que estes treinos exaustivos não me privavam de levar uma vida de pai e marido. Tinha que voltar do treino, fazer churrasco para os filhos e depois ainda tinha que subir em telhado, limpar calha, pintar parede, ... entre outras obrigações. hahaha. Domingo então... tinha mais umas 3 horas de treino e depois tudo se repetia. De Janeiro a Abril o ritmo foi esse. Cerca de 16 semanas de treinos intensos, não apenas no NadaPedalaCorre mas também com brigas e discussões em casa me prepararam não tão bem quanto eu esperava para a prova. Em termos de treinos, a natação foi a mais prejudicada. É incrível como o corpo sofre quando ficamos 1 semana sem nadar. Se você fica 1 semana sem correr, cansa um pouco mas fica tudo bem. Pedalar, sem problemas, agora para nadar, se eu ficasse mais que 4 ou 5 dias sem cair na piscina já era um caos. A corrida era o que melhor eu treinava. Como é o esporte que exige menor logística, basta um tênis na mala e pronto, já dá para sair correndo, era o que eu melhor fazia. Pedalar também era prazeroso porém eu sempre brincava dizendo que a bicicleta era igual a uma amante pois exige muito cuidado e grana para sustentá-la. :)


Momentos antes da largada, apreensão!

E então o famigerado dia do Long Distance chegou. A prova para a qual eu vinha me dedicando nos últimos tempos, junto com amigos que iriam fazer o Ironman 2012 e treinávamos juntos seria o meu maior desafio desde o dia que decidi sair do sofá e passar a correr. Sim, se alguém me perguntar o que é mais difícil, uma Maratona ou os primeiros 1000m, direi que este primeiro quilômetro é o mais difícil de todos. Me sentia preparado, estava feliz, treinado e muito bem fisicamente e psicologicamente. Sabia que seriam pelo menos umas 5:30 horas de briga contra meu corpo e que aquela batalha não seria fácil.


Voltando para a água para a segunda volta na natação

Hora da Largada, centenas de pessoas pulam na água e dão início aos 1900m da natação. O mar estava muito bom para nadar porém devido a minha falta de treino nas três semanas antes da prova, senti muito e saí bem cansado desta etapa. Isso não era um bom sinal e os 50 minutos de natação me mostraram que o dia seria bem longo. Durante a T1, não tive dificuldades em retirar a roupa de borracha e calçar as meias e a sapatilha. Minha saída para pedalar acabou coincidindo com a de um grande amigo que treinávamos juntos e por sorte do acaso, estávamos pedalando juntos logo no começo quando o banco da bicicleta dele desceu e eu tinha uma chave para que ele pudesse arrumá-lo. Depois de entregar a chave para ele, subi novamente na bicicleta e parti para os 90km de "pura diversão". Minha meta era fazer o percurso em 3 horas ou menos, mantendo uma média de 30km/h. O percurso era na estrada, praticamente plano e envolvia 45kms de ida e sua volta. Um pedal muito bom porém com muito vento na segunda parte. Este vento, já aliado ao cansaço da natação e a vontade de manter os 30km/h de média foram cruciais para eu enterrar de vez a minha prova. Terminei o pedal em 3 horas (até este momento, já totalizava quase 4 horas de prova) muito cansado e esgotado. Durante estas 3 horas, mantive-me alimentado com sanduíche, gel, R4 e outras coisas afinal era um longo trecho heeheh, tudo conforme instruções da minha Nutricionista Esportiva (que também estava fazendo a prova).

Durante o ciclismo, mantendo o sorriso na hora de passar pela família

A saída da T2 foi rápida. Entre deixar a bicicleta e sair para correr não perdi muito tempo. A corrida era dividida em 3 voltas de 7kms cada (sendo 3500m para ir e 3500m para voltar, em uma avenida beira-mar) com visual espetacular. Saí empolgado pois na área de transição encontrei minha família dando força e a gente sempre quer mostrar que é guerreiro e que está com tudo. O ritmo de início de corrida foi em torno de 5:00min/km mas isso não durou muito tempo. Depois de 3km comecei a sentir o cansaço bater e o ritmo foi caindo, caindo, caindo. As cãibras já tomavam conta de mim e alguns quilômetros cheguei a caminhar inteiro. Só passava a correr mesmo quando ia chegando perto da área de transição e sabia que minha família estava esperando. Foi a mais longa Meia Maratona que já participei. Aquilo parecia não ter fim. O corpo já não respondia mais, estava rodando no automático. É incrível o que mais de 5 horas faz com você.

Na última volta da corrida, parando para alongar com minha filha pois as cãibras já estavam demais.

No final da terceira e última volta, fui amparado pela minha família. Correram todos juntos comigo durante alguns metros. Minha filha me acompanhou e isso foi muito importante pois me deu uma grande força. Lá na frente, via o pórtico de chegada. Cruzei a linha com toda a minha família com 6:34 horas sendo que levei quase 2:30 horas para fazer os 21kms de corrida. Jamais imaginei fazer aquele tempo, porém o importante é que tinha terminado, mais um desafio tinha sido concluído e então podia comemorar!!!


Fim de prova! Mais uma prova vencida com muito orgulho e sofrimento

Até hoje me perguntam quando farei um Ironman. Durante 2012 continuei participando de provas de triathlon fazendo o Sesc Brasília (Maio) e outros dois Olímpicos (um em Agosto e outro em Dezembro). Entretanto devido ao tempo necessário para se dedicar aos treinos, acabei decidindo que em 2013 eu iria apenas correr pois queria melhorar meus tempos neste quesito. Para 2014 devo voltar a me dedicar ao triathlon mas só depois de estar muito bem na corrida. Tenho aprendido muito e crescido demais nesta modalidade e sei o quanto isso será importante no futuro. Sobre o Ironman??? Já tenho uma data, hehehe..., 2017 na Nova Zelândia (já que toda a família sofre durante os treinos, então todos vão aproveitar no dia da prova). Até lá, pode ser que muita coisa mude mas uma coisa é certa, a paixão pelo esporte que desenvolvi ao longo dos últimos anos só aumenta.
O importante é nos conhecer como pessoas e sabermos os nossos limites. Desde que comecei a praticar esportes descobri que não tenho limites quando quero algo. Basta determinação e vontade. Vale lembrar que o mais importante de tudo é ter disciplina, perseverança e principalmente acompanhamento profissional pois sempre levei isso a sério e a razão por vencer esta batalha foi justamente ter uma treinadora por trás que pode me auxiliar no período de treinos e também uma nutricionista para poder dar conta da alimentação não só no dia da prova como em todos os dias de treino. Afinal, se já não bastasse a gente treinar 2 ou 3 horas por dia, ainda precisamos ingerir umas 4.000 kcal para dar conta de tudo!



Márcio "MedidaCerta" Atalla falou hoje para CBN sobre "Atividade Física logo ao levantar da Cama"

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!

Dezim
VG