Recent Posts

Postagens Recentes

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Benefícios a curto e longo prazo

por Patrícia Julianelli, jornalista
 
 
Os benefícios da corrida não se medem em calorias queimadas na esteira
 
 
 
Eu nem raciocionava: chegava ao escritório e pregava os olhos na tela do computador. Sabe quando você espera sozinho por alguém na porta do cinema e gira o pulso de minuto em minuto, tentando acelerar os ponteiros do relógio ? Eu apresentava esse comportamento compulsivo, quase doentio, mas com o dinheiro que começara a investir.
 
"Uma aplicação financeira a longo prazo, de risco baixo", informava o gerente. Risco baixo, entendido. Longo prazo, ignorado. Todo dia eu checava o saldo, torcendo para 5 virar 10 e não 5,25.
 
Anos mais tarde, parti para um investimento mais ambicioso. Meu tempo livre em troca de qualidade de vida e mais opções à mesa. E coloquei todas as minhas fichas em um só esporte: a corrida. Eu nem raciocinava : chegava à academia e pregava os olhos na tela da esteira. Esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda, direita, 3 calorias. Esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda, direita, arrrrrrr. Quatro míseras calorias !! Como custava a passar aquele SONHO DE VALSA... Se soubesse do esforço necessário para queimar 113 calorias, teria gasto mais que 30 segundos para ingerí-las.
 
Na minha cabeça, a esteira era uma exterminadora instantânea de calorias. Comeu, queimou. Queimou, pode comer. Só com a evolução dos treinos essa relação de pecado e penitência entre comida e exercício mudou. Descobri por que tanta gente investe na corrida: as calorias perdidas na esteira não são apenas parte dos lucros. Quando o esforço é intenso, mesmo depois que você para de correr, o metabolismo continua acelerado. Em alguns casos, o corpo demora 24horas para voltar ao normal. Isso mesmo: você está parado e o organismo continua rendendo. isso porque ele precisa de muitas calorias para se recuperar.
 
Com o tempo, entendia os benefícios dessa aplicação a longo prazo. A corrida fazia de mim uma pessoa melhor. Mais relaxada, menos ansiosa e propensa a descontar na comida as frustrações e carências e oscilações hormonais. Descobri o que eu chamo de poder "esclarecedor" da corrida : é impressionante como tudo fica mais nítido e como o problemão vira probleminha depois de algum tempo em cima de um par de tênis.
 
A corrida também estimula novos hábitos alimentares. O simples fato de covê estar se mexendo, não importa por 30 ou 90 minutos diários, já fez de você um esportista. E, como atleta, você sente a necessidade de comer melhor, de rechear a despensa com itens mais saudáveis, leves, menos gordurosos e consequentemente, menos calóricos. Até porque aprende o custo de uma coxinha. Também cái a ficha de que corremos para comer, mas que também comemos (bem) para correr com mais pique. E queimar muitas calorias.
 
Mas foi no Parque Villa Lobos aqui em São Paulo, que minha relação com a corrida deu um salto. O treino ficou mais divertido, consegui ampliar as distâncias percorridas e liberar doses extras de endorfina. Em um dia frio e ensolarado, eu percebi que seguia pela primeira vez com um sorriso no rosto. Sempre acreditei que as pessoas ricas nunca correram atrás de dinheiro. Apenas fizeram bem feito algo que lhes dava prazer. E o dinheiro veio como consequência. è o tal lance de fazer do hobby o ganha pão e nunca mais precisar trabalhar...
 
Acho que a relação entre calorias e o esporte segue a mesma lógica. O negócio é encontrar uma atividade que faça seu coração bater mais forte. Se não for a corrida, que seja o ciclismo, o pilates, o rapel. O prazer pode vir do ato em si ou da sensação pós-treino, não importa. Mas, se fizer seu esporte um hobby, ele sempre fará parte da sua vida. E você seguirá colhendo os dividendos.
 
Retirado da Revista Runners de Outubro/2011

 


Marcio Atalla (Medida Certa) falou sobre Atividade Física ideal para EMAGRECER no jornal da CBN!


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!

Dezim
VG