Recent Posts

Postagens Recentes

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Barra de cereais : Amiga ou Inimiga ?

 
 
Por Felipe Bomfim
 
 
As barrinhas de cereais, geralmente, transmitem uma ótima imagem de opção saudável para um lanche. Prática, fácil de carregar, com nutrientes que prometem eliminar a barriga, e ainda por cima, com aquele gostinho de sobremesa, ela parece ser o alimento perfeito, mas pode ser traiçoeira.
 
 
Sua composição, muitas vezes contem ingredientes saudáveis como frutas secas e castanhas, mas como a maioria dos alimentos industrializados, não é 100% saudável. Em uma barra, além de cereais, podem conter açúcares, xarope de glicose, carboidratos e outros itens associados à gordura. Por isso, é bom tomar cuidado.
 
“Algumas barras de cereais têm uma quantidade elevada de açúcares e gorduras na composição, que se não forem observadas e consumidas com moderação e não fizerem parte de uma dieta saudável, podem dificultar a perda de peso” – explica a nutricionista clínica, Heloisa Teves Scattini.
 
No entanto, não é necessário banir o consumo das barrinhas. “Elas podem complementar uma dieta saudável, aumentando o consumo de fibras, que é importante para o bom funcionamento intestinal, redução da absorção de gorduras e sensação de saciedade”, afirma Sacattini.
 
A nutricionista também destaca os benefícios das barrinhas para quem pratica esporte e indica que o consumo deve ser feito antes dos treinos. “Ela fornece energia por tempo prolongado durante o exercício, devido ao poder da fibra de desacelerar a absorção de açúcar pelo organismo”, diz.
 
O ideal é criar um hábito de ler os rótulos dos produtos e avaliar quais são os principais itens da composição. Os ingredientes são colocados em ordem decrescente de quantidade, ou seja, o primeiro componente de uma barra de cereais tem que ser algum tipo de cereal. Caso não seja, é melhor evitar.
 
Scattini também recomenda a observação da quantidade de fibras que o produto oferece - que deve ser de pelo menos 6g para cada 100g do produto - e avaliar as quantidades de açúcar, gorduras e sódio da composição.
 
“A função da barra de cereais é complementar a adequação do consumo de fibras que deve ser de 25 gramas por dia. E também de fornecer energia, porém deve ser utilizada como um complemento e nunca substituir um alimento in natura, como por exemplo, as frutas”, encerra a nutricionista.




Ouça as dicas de hoje de Márcio Atalla para a Rádio CBN : "Atividades leves ajudam na qualidade do sono das gestantes"
 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!

Dezim
VG